Entrar

  • Categoria Asfalto
  • Acessos: 39
  • Imprimir, Email

Imagem enviada por e-mail
Com a presença de estrangeiros e da nova geração do kartismo, competição marca início da disputa por vaga nas Olimpíadas do Kart

São Paulo, 02/02/18 – Começou. Está dada a largada para a temporada histórica da Rotax no Brasil. Neste sábado (3), o Kartódromo Internacional Granja Viana, em Cotia (SP), é palco da primeira etapa da Copa Rotax e também do Rotax Max Challenge Brasil São Paulo. Já nos treinos, realizados ao longo dessa semana, foi possível ver qual será a tônica das disputas ao longo da temporada, além dos destaques para o bom aumento do grid da Micro Max e os vários pilotos estrangeiros que prestigiam a competição.



Muito cobiçada por pilotos de todo o Mundo, a Rotax se prepara para um ano histórico no Brasil, quando cinco competições serão realizadas por aqui. Além dos já tradicionais RMC Brasil São Paulo, Copa Rotax e Campeonato Brasileiro Rotax, o calendário contará com o IRMC South America, que é o principal campeonato Sul-Americano do kartismo e o cobiçado RMC Grand Finals, que reúne 360 pilotos vindos de 60 países e é considerada a maior corrida de kart do Planeta, com o status de Olimpíadas do Kart. “O ‘ecossistema’ que a Rotax proporciona aos pilotos é muito acima de qualquer outra categoria. É outro patamar. Você poder competir em iguais condições, em qualquer campeonato do mundo, com um custo x benefício muito atrativo e ainda por cima ter a chance de representar o seu País nas Olimpíadas, com todas as despesas de pista custeadas pela Rotax é algo que não tem preço. Ou seja, você compete em alto nível, investe muito menos ao longo da temporada, entra em qualquer competição sabendo que seu talento é bem mais importante do que seu orçamento e finaliza a temporada em algum lugar do planeta competindo com outros 360 pilotos, de 60 nacionalidades diferentes. Isso é Rotax”, explicou Wilton Santos Junior, da Mach5 Karting, distribuidor da Rotax no Brasil. “A Rotax tem visto com bons olhos o que temos feito em tão pouco tempo no Brasil. É um mercado importante e também por isso fomos escolhidos para sediar o Grand Finals nesse ano e, mais uma vez, o Sul-Americano. ”, completou.
Nesta temporada, 18 vagas para o Grand Finals serão disputadas no Brasil. Sete serão destinadas aos campeões do IRMC South America, que será disputado em Junho, também em Cotia, e as outras 11 serão distribuídas entre a Copa Rotax e o Campeonato Brasileiro Rotax. “A Copa Rotax tem três vagas diretas para os campeões das categorias Rotax Max, DD2 e DD2 Masters. Além disso, outras cinco vagas dependem diretamente do desempenho do piloto na Copa Rotax, já que o resultado é somado ao nosso Campeonato Brasileiro. Por isso, a Copa Rotax é tão importante”, explicou Wilton, que modificou o formato da competição nesta temporada. "Passamos de três para seis etapas. Sendo cinco etapas regulares e um playoff. Com os critérios de descartes, a competição ficou muito mais atrativa, aumentando as chances de todos os pilotos”, concluiu.



O novo formato da Copa Rotax, aliado ao calendário histórico refletiu diretamente na procura de novos pilotos. Prova disso é a participação de pilotos vindos do Paraguai, Perú e Argentina América do Sul, e um aumento significativo no grid da categoria Micro Max, que é destinada aos pilotos nascidos entre os anos de 2007 a 2010. “Ficamos muito felizes com esse salto no grid da Micro Max, pois é o início da trajetória de um piloto. É a nossa categoria base. Neste ano, mudamos um pouco e os chassis utilizados na Micro são os mesmo da Cadete.  Ficou claro que o investimento no kit motor vale a pena pois irá acompanhar os pilotinhos até a categoria Junior Max, passando por pequenos upgrades.  O custo do motor é diluído em oito temporadas, barateando incrivelmente o custo da carreira do piloto ”, explanou Wilton.
A programação deste sábado será composta por duas corridas de cada uma das sete categorias (Micro Max, Mini Max, Junior Max, Rotax Max, Rotax Max Masters, DD2 e DD2 Masters). A Copa Rotax e o RMC Brasil São Paulo poderão ser acompanhados ao vivo, a partir das 9 horas deste sábado (3), pelo site www.kgvonline.com.br.
Confira como serão distribuídas as vagas para o RMC Grand Finals em 2018:
 
COPA ROTAX (3 vagas)
- 1 vaga para o campeão da Rotax Max
- 1 vaga para o campeão da Rotax DD2
- 1 vaga para o campeão da Rotax DD2 Masters
 
COPA ROTAX + BRASILEIRO ROTAX (5 vagas)
- 1 vaga para o maior pontuador da Micro Max
- 1 vaga para o maior pontuador da Mini Max
- 1 vaga para o maior pontuador da Junior Max
- 1 vaga para o maior pontuador da Rotax Max Masters
- 1 vaga para o maior pontuador da Rotax DD2 Masters
 
CAMPEONATO BRASILEIRO ROTAX (3 vagas)
- 1 vaga para o campeão da Rotax Max
- 1 vaga para o campeão da Rotax DD2
- 1 vaga para o campeão da Rotax DD2 Masters
 
CAMPEONATO SUL-AMERICANO (7 vagas)
- 1 vaga para o campeão da Micro Max
- 1 vaga para o campeão da Mini Max
- 1 vaga para o campeão da Junior Max
- 1 vaga para o campeão da Rotax Max
- 1 vaga para o campeão da Rotax Max Masters
- 1 vaga para o campeão da Rotax DD2
- 1 vaga para o campeão da Rotax DD2 Masters
 
CALENDÁRIO 2018
 
RMC BRASIL SÃO PAULO
1a etapa – 3 de fevereiro (Granja Viana - SP)
2a etapa - 3 de março (Granja Viana - SP)
3a etapa - 14 de abril (Granja Viana - SP)
4a etapa - 5 de maio (Granja Viana - SP)
5a etapa - 2 de junho (Granja Viana - SP)
6a etapa - 18 de agosto (Granja Viana - SP)
7a etapa - 15 de setembro (Granja Viana - SP)
8a etapa - 20 de outubro (Granja Viana - SP)
9a etapa - 3 de novembro (Granja Viana - SP)
 
COPA ROTAX
1a etapa - 3 de fevereiro (Granja Viana - SP)
2a etapa - 3 de março (Granja Viana - SP)
3a etapa - 14 de abril (Granja Viana - SP)
4a etapa - 5 de maio (Granja Viana - SP)
5a etapa - 2 de junho (Granja Viana - SP)
6a etapa - 18 de agosto (Granja Viana - SP)
 
CAMPEONATO BRASILEIRO ROTAX
Etapa única – setembro (Local a definir)
 
IRMC SOUTH AMERICAN
Etapa única - 25 a 30 de Junho (Granja Viana - SP)
 
RMC GRAND FINALS
Etapa única - 24 de novembro a 1 de dezembro (Circuito Paladino - PB)
 
Texto: WNGSPORTS
Fotos: Divulgação

Avatar

Alex Zuotoski

Fundador do site Espaço Automotivo, BluWeb e mais recentemente do Portal Zpeed. Trabalho também com Serviços de Informática. suporte em servidores Windows, Linux, manutenção em softwares, antivírus, atualização de equipamentos, desenvolvimento de websites. Fotógrafo e youtuber por hobby. Cinéfilo de nascença. Apaixonado por automobilismo.
redes facebookredes facebook
redes facebookredes facebook
redes facebookredes facebook
redes google+redes google+
Adicionar Comentário
  • Nenhum comentário encontrado

Isso também pode te interessar

Entrar ou Registrar-se